Post pra dizer adeus

Mentira. Não é um adeus, é um até logo. Até logo porque nos dias de hoje não tem muito como fugir da hipermidia e da convergência, e das narrativas transmidias. Inevitavelmente, vamos rever essa matéria e esses post por muito tempo ainda.
É muito dificil analisar um período quando ele ainda está em formação. Ver o presente imparcialmente é tarefa quase que impossível. Analisar o nascimento e as consequências dessas narrativas transmídia e como a internet afeta o mercado de audiovisual e suas produção, e como usá-la a nosso favor é algo muito complicado e que ainda se encontra na fase de tentativa e erro.
Mas esse assunto de narrativa transmidia me parece ser muito muito muito importante, pois é com isso que vamos trabalhar no futuro: com a transferência de poder criativo do produtor para o consumidor. E quem pensa em estudos teóricos e pensa em roteiros e narrativas, como fazemos para analisar/criar esse papel no espectador dentro da construção de um roteiro?
Pensando nisso eu fiz meu trabalho final de Edição de Multimidia sobre a necessidade pós-moderna de transmidialização da literatura e como é essa pseudo-verdade que se cria com a expansão do livro virou maneira atual de estar de fato imerso num universo criativo.
Essa nova era não representa, para mim, a morte do cinema como o conhecemos, ou da tv, ou da literatura. Não é a destruição de antigas tecnologias, mas a adaptação delas para novas coisas, novas possibilidades que podem nos permitir contar histórias nunca antes contadas. Talvez, seja sim a morte do modelo de produção estabelecido, a produção, destribuição e a maneira como se obtém lucro, tudo isso vai mudar, já está mudando. Como vai ficar? Não sei, o que eu sei é que todos nós vamos nos adaptar, não é necessário ter medo de um grande colapso e pensar que no futuro tudo será game, trans-cinema.
Temos que nos lembrar que o objetivo principal dessas novas criações é contar histórias da melhor maneira possível, e o que importa não é a tecnologia, linguagem usada, ou vantagens capitalistas em cima disso, mas sim a história que se conta. E é por isso que revisitaremos essa matéria muitas vezes, ela nos servirá como guia de criação para essas novas possibilidades. Nos servirá como uma maneira de abrir nossa cabeça para criarmos narrativas que possam explorar ao maximo esse universo de possibilidades de converngências, transmidias, redes sociais, etc etc etc.

Bom, é isso. Essa é minha forma de terminar o curso. Talvez fazendo um post meio sem muito sentido, mas… já que não vou jogar video-game com todo mundo, achei que talvez isso fosse um bom encerramento pra mim.

 

uni says good-bye

Deixe um comentário

Arquivado em bobagens

Deixe um comentário